3º Prêmio Jovem Profissional 2016

Sumário

  1. O que é o PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL AESABESP
  2. Realização
  3. Objetivo do prêmio
  4. Requisitos do prêmio
    1. Idade
    2. Formação
    3. Autoria
    4. Apresentação do trabalho escrito – 1ª etapa.
    5. Temas
    6. Apresentação oral do trabalho – 2ª etapa
    7. Inscrição para apresentação do trabalho na 2ª etapa no Encontro Técnico
    8. Desclassificação ou inelegibilidade
  5. Inscrição do PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL AESabesp
  6. Cronograma.
  7. Avaliação dos trabalhos
  8. Premiação
  9. Comissão Avaliadora
  10. Divulgação dos resultados
  11. Direitos Autorais
  12. Comissão Organizadora do 26º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2015

 

1. O que é o PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL AESABESP

A Associação dos Engenheiros da Sabesp - AESabesp promoverá o 27º Encontro Técnico e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - Fenasan nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2016. As diretorias de Cultural e Técnicas estão fomentando a 3ª edição do PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL, por meio da apresentação de trabalhos técnicos desenvolvidos em torno do tema meio ambiente e saneamento ambiental.

O PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL busca profissionais com idade de até 30 anos, que por meio de apresentação de trabalhos técnicos no Encontro Técnico, contribuam com as necessidades do mercado de trabalho e, desta forma, possa colaborar com a formação de jovens profissionais, oferecendo oportunidades de divulgarem seus trabalhos no setor de saneamento e meio ambiente.

Esta troca de informações alavancará discussão no âmbito de políticas públicas, desenvolvimento tecnológico, além da possibilidade de ter nos trabalhos apresentados, aplicação de produtos e/ou serviços empregados nas soluções de problemas nas diferentes situações do saneamento e meio ambiente no Brasil e no exterior.

O PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL oferece condições para direcionar melhor os estudos e pesquisas do profissional diante das exigências do mercado.

O prêmio selecionará jovens estudantes ou recém-formados com idade de até 30 anos que tenha espírito como premissa busca de resultados positivos nas situações acima propostas. A seleção dos trabalhos técnicos será feita em duas etapas:

  • 1ª etapa - Avaliação do trabalho escrito será realizada por uma equipe de especialistas no tema escolhido pelo autor. Também fará parte da análise o atendimento aos requisitos do prêmio, incluindo o da Norma para elaboração dos Trabalhos Técnicos do 27º Encontro Técnico AESABESP, disponível no endereço eletrônico: http://www.fenasan.com.br/br/congresso/envio-trabalhos.

Nesta etapa serão selecionados os melhores trabalhos técnicos, ou seja, aqueles que atingirem ou superarem a nota de corte, passarão para a 2ª etapa com apresentação do trabalho oral;

  • 2ª etapa - Avaliação do trabalho oral será feito por uma equipe de 3 profissionais do mercado (empresas públicas ou privadas), que analisarão a apresentação e desenvoltura do candidato, selecionado na primeira etapa. Esta avaliação ocorrerá no último dia do Encontro Técnico em sala específica.

O vencedor será o candidato que obtiver maior pontuação nas duas etapas (escrita e oral).

2. Realização

Este prêmio é organizado pela AESabesp, Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, por meio de suas Diretorias Culturais e Técnica, situada à Rua Treze de Maio, 1642, casa 01, Bela Vista, CEP 01327-002, São Paulo – SP.

3. Objetivo do prêmio

Identificar jovens e talentosos profissionais, oferecendo-lhes oportunidade para mostrar sua capacidade intelectual e produtiva na avaliação da situação atual do meio ambiente, com trabalhos técnicos, voltados ao universo dos recursos hídricos, que desta forma contribua para a mudança neste cenário de escassez em recursos hídricos de todo território nacional.

O grande desafio a que a AESabesp se propõe é ajudar a formar futuros profissionais transformadores das condições socioambientais do país que poderão empreender, gerar emprego, inovar e promover a transformação do Brasil no cenário econômico, fazendo pequenas mudanças no dia a dia.

4. Requisitos do prêmio

O candidato ao prêmio deverá atender aos requisitos abaixo.

4.1 Idade

A idade limite para participação é 30 anos completos, até 01 de janeiro de 2016.

4.2 Formação

Poderão ser candidatos ao prêmio estudantes ou profissionais de todos os segmentos da carreira universitária, graduado ou pós-graduado, que tenha sido diplomado em até 5 anos.

4.3 Autoria

Se o trabalho tiver mais de um autor, os outros autores, com mais de 30 anos, deverão dar o seu consentimento por escrito para que o jovem profissional seja candidato para o prêmio.

Nota: Se houver mais de um autor que preencha esses requisitos, apenas o autor principal concorrerá ao prêmio.

4.4 Apresentação do trabalho escrito – 1ª etapa

O candidato deverá apresentar o trabalho técnico completo de acordo com a Norma do 27º Encontro Técnico AESABESP - Norma para elaboração dos Trabalhos Técnicos, disponível no site:
http://www.fenasan.com.br/br/congresso/envio-trabalhos.

Nota: Não serão aceitos trabalhos que não atenderem a este item.

4.5 Temas

O trabalho a ser elaborado deverá abordar a um dos seguintes temas:

  • Desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Dessalinização para consumo humano, industrial ou agrícola.
  • Educação ambiental.
  • Eficiência energética.
  • Gestão empresarial e empreendimentos.
  • Legislação e regulação.
  • Manutenção eletromecânica.
  • Meio ambiente.
  • Mudanças climáticas.
  • Produtos, materiais e serviços.
  • Recursos hídricos: planejamento e gestão.
  • Sistemas de abastecimento de água/ tratamento de águas superficiais e subterrâneas.
  • Redução de perdas.
  • Reúso de água.
  • Resíduos sólidos e reciclagem.
  • Saúde pública.   
  • Sistemas de coleta de esgoto / tratamento de esgotos e efluentes.
  • Softwares e automação.

    4.6 Apresentação oral do trabalho – 2ª etapa

A AESabesp comunicará por e-mail o resultado da 1ª etapa do prêmio.

O candidato aprovado 1ª etapa para concorrer ao prêmio deverá se inscrever até 28/03/16 para a 2ª etapa no e-mail: ' Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. '. Caso o autor, inscrito para apresentação do trabalho oral não o apresente na data e horário definido na grade do Encontro Técnico, será desclassificado e não poderá apresentar trabalho para concorrer ao PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL nas edições de 2017 e 2018.

4.8 Desclassificação ou inelegibilidade

Os candidatos que não atenderem ao regulamento, incluindo os prazos em suas diversas fases ou a inscrição para a 2ª etapa, serão desclassificados.

Serão impedidos de participar da premiação: pessoas indicadas para compor quaisquer das etapas do processo de avaliação; autores que tenham vínculo de parentesco em 1º grau com participantes das comissões, ou das diretorias da AESabesp; empregados ou prestadores de serviço da AESabesp e seus parentes em 1º grau.

5. Inscrição do PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL AESabesp

Serão considerados inscritos todos os trabalhos técnicos submetidos na categoria do PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL até 28/03/2016 por meio do site: http://www.fenasan.com.br/br/congresso/envio-trabalhos, cujo autor principal tiver idade máxima de 30 anos e esteja cursando curso de graduação, pós-graduação ou tenha sido diplomado no máximo há 6 meses anterior à data de inscrição. Esta informação será declarada no ato de preenchimento do formulário para efetuar o upload do trabalho no referido site.

6. Cronograma

1ª Etapa

a) Fase I – Submissão do trabalho para avaliação escrita: até 28/03/16.

b) Fase II Avaliação dos trabalhos escritos: até 02/05/16.

A organização avaliará todos os trabalhos entregues e validará as informações quanto ao atendimento aos requisitos do prêmio.

c) Fase III – Comunicação aos autores – a partir de 05/05/16.

A AESabesp comunicará formalmente o aceite sem restrições, o aceite com necessidade de correção/melhoria ou recusa do trabalho técnico.

Nota: O autor que apresentar restrições quanto à participação ao prêmio será comunicado pela AESabesp.

d) Fase IV – Manipulação de arquivos - até 22/05/16.

O autor que receber a comunicação para correção ou melhoria do trabalho técnico, deverá entregá-lo, com as devidas alterações, impreterivelmente, até a data estabelecida pela comissão.

2ª Etapa

a) Fase V – Inscrição para apresentação oral do trabalho – 30/06/16.  

O autor do trabalho aprovado deverá efetuar a sua inscrição para apresentação oral do trabalho e participação no evento por meio do site: http://www.fenasan.com.br/br/congresso/inscricao, e efetuar o pagamento de acordo com o valor correspondente à categoria.
Importante: O não pagamento até a data estabelecida implicará no cancelamento da inscrição do candidato ao PRÊMIO, pois será impedido de apresentar o trabalho na fase oral.

b) Fase VIApresentação oral do trabalho - 18/08/16.

Os autores finalistas, ou seja, aprovados pela comissão na 1ª etapa, deverão apresentar o trabalho em sala específica, que será informado por e-mail. O finalista deverá observar o horário da grade de palestra, disponível no site http://fenasan.com.br.

c) Evento de Premiação – Jovem Profissional 3ª Edição – 18/08/16 a partir das 17h00min

O evento de premiação do JOVEM PROFISSIONAL 3ª Edição, ocorrerá durante o encerramento do 27º Congresso Técnico e 27ª Fenasan, junto com as demais premiações da AESabesp, no dia 18/08/16 a partir das 17h00min.

Nota. Considera-se para este regulamento, o horário oficial de Brasília – DF.

Etapa Fases Atividade Data
1 Fase I Data limite para submeter o trabalho para avaliação escrita até 28/03/16
1 Fase II Período de avaliação até 02/05/16
1 Fase III Comunicação aos autores a partir de 05/05/16
1 Fase IV Prazo para manipulação de arquivos 22/05/16
2 Fase V Prazo para inscrição para apresentação oral do trabalho 30/06/16
2 Fase VI Apresentação oral do trabalho 18/08/16
  Evento de Premiação - Jovem Profissional 2ª Edição. 18/08/16 a partir das 17h00

7. Avaliação dos trabalhos

Uma equipe de avaliadores analisará os trabalhos dos autores na fase escrita e oral, pontuando-os de acordo com os seguintes critérios:

a) Fase escrita:

  • Fundamentação bibliográfica (bibliografia e citações adequadas). 
  • Fundamentação conceitual (termos técnicos e científicos usados clara e adequadamente).
  • Desenvolvimento da apresentação (abordagem, método, argumentação discussão). 
  • Qualidade de organização (itemização adequada, extensão equilibrada dos itens). Conclusões (fundamentadas em dados, fatos e argumentos adequados, com resultados novos e/ou aplicáveis). 

Nota: O valor máximo nesta fase para cada item será de 5 pontos, totalizando 20 pontos.

b) Fase escrita:

O autor nesta fase deverá abordar em sua apresentação coerência com a fase escrita, ou seja, na sua apresentação oral deverão constar os mesmos itens da 1ª fase, acrescido dos itens v, vi, vii, vii, ix:

  • Fundamentação bibliográfica (bibliografia e citações adequadas);
  • Fundamentação conceitual (termos técnicos e científicos usados clara e adequadamente);
  • Desenvolvimento da apresentação (abordagem, método, argumentação discussão);
  • Qualidade de organização (itemização adequada, extensão equilibrada dos itens). Conclusões (fundamentadas em dados, fatos e argumentos adequados, com resultados novos e/ou aplicáveis);
  • Pontualidade do autor;
  • Material de apresentação – Programa Power Point ou similar;
  • Postura na apresentação;
  • Cumprimento do tempo estabelecido para apresentação de 20 min incluindo perguntas e respostas;
  • Qualidade de apresentação.

Nota: O valor máximo nesta fase para cada item será de 5 pontos, totalizando 45 pontos.
O vencedor do prêmio será o trabalho que somar a maior nota nas duas etapas (escrita e oral).

8. Premiação

O prêmio será um troféu e uma bolsa de estudo. O vencedor poderá escolher o curso e a instituição educacional em que pretende estudar. Além disso, poderá desenvolver e implantar o produto do trabalho, adequando-o ao modelo de um projeto, de acordo com o regimento interno da AESabesp e desta forma, ser incorporado na carteira de projetos da Diretoria Socioambiental AESabesp, disponível no site:
http://www.aesabesp.org.br/quemsomos/regimento.html.

Os trabalhos aprovados nas duas fases (escrita e oral) receberão da AESabesp os seguintes prêmios:
1º trabalho - um troféu e uma bolsa de estudo, em instituição escolhida pelo vencedor;
2º trabalho - um tablet e inscrição para a edição de 2017 do Encontro Técnico da AESabesp
3º trabalho - inscrição para o edição de 2017 do Encontro Técnico da AESabesp.

Nota: As despesas com deslocamento e hospedagem para a participação na edição de 2017 ficarão a cargo do próprio participante. O prêmio é intransferível.

A AESabesp poderá, de acordo com avaliação da Comissão do Encontro Técnico e com a aprovação do autor, utilizar o trabalho para desenvolvê-lo na Diretoria Socioambiental.

9. Comissão Avaliadora

Os membros da Comissão Organizadora do Encontro Técnico, da Avaliação dos Trabalhos Escritos e da Apresentação Oral terão completa e total autonomia para tomada de qualquer decisão, não cabendo recurso de qualquer tipo às suas decisões.
Estas comissões poderão, a qualquer tempo, solicitar documentos, materiais ou informações complementares necessárias para comprovação de atendimento aos requisitos, é imprescindível que os participantes atendam às solicitações no prazo para passarem para a etapa seguinte.

10. Divulgação dos resultados

A AESabesp anunciará os resultados ao final de cada etapa, conforme o cronograma.

A divulgação dos trabalhos em cada etapa do processo de seleção será realizada por e-mail endereçado ao autor principal do trabalho.
Toda a mídia da AESabesp (jornal, revista, boletim eletrônico e hotsite), de acordo com seu critério, fará a divulgação das etapas do PRÊMIO.

Os trabalhos técnicos selecionados para serem apresentados oralmente farão parte dos anais do 26º Encontro Técnico da AESabesp que são disponibilizados no hotsite da AESabesp.

11. Direitos Autorais

Os autores de trabalhos técnicos, ao se inscreverem conforme regulamento acima, manifestam seu expresso consentimento na divulgação de seus trabalhos e no aceite das condições e regras estabelecidas.

12. Comissão Organizadora do 27º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2016

Presidente da Comissão - Walter Antonio Orsatti
Coordenador do Encontro Técnico AESabesp - Maria Aparecida Silva de Paula
Coordenador da Fenasan - Gilberto Alves Martins

Membros da Comissão
Antonio Carlos Roda Menezes
Eduardo Bronzatti Morelli
Gilberto Margarido Bonifácio
Iara Regina Soares Chao
Luciano Carlos Lopes
Mariza Guimarães Prota
Nélson César Menetti
Nilton Gomes de Moraes 
Nizar Qbar
Olavo Alberto Prates Sachs
Patricia Barbosa Taliberti
Paulo Ivan Morelli Franceschi
Rodrigo Pereira de Mendonça
Rosângela Cássia Martins de Carvalho
Sergio Luiz Caveagna
Sonia Maria Nogueira e Silva
Tarcisio Luiz Nagatani

Equipe de apoio
Maria Flávia da Silva Baroni
Maria Lúcia da Silva Andrade
Monique Funke
Paulo Oliveira
Rodrigo Cordeiro
Vanessa Hasson

Elaborado por: Maria Aparecida Silva de Paula
Apoio: André Luiz Andrade das Neves

 
Logos
Mapa do site | Fale Conosco