Terceiro dia do 27º Congresso Técnico AESabesp- Fenasan 2016

fenasan2016 mat4A exemplo dos anteriores, o terceiro e último dia do 27º Congresso Técnico trouxe excelentes mesas redondas e palestras muito prestigiadas pelos congressistas e público em geral.

Na sala Vila Maria, onde o tema “Segurança de Barragens e Sistemas de Gestão de Riscos” foi explanado pelo superintendente da Unidade de Negócio de Produção de Água Metropolitana da Sabesp, Marco Antônio Lopes Barros, junto à engenheira da Sabesp, Wong Sui Tung, e o representante do Centro Nacional De Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) Eduardo Mário Mendiondo.

Na sala Santana 1, o coordenador da mesa, Rubens Naman Rizek Junior – Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu o eng. Dirceu D’Alkmin Telles – Fundação de Apoio à Tecnologia, a prof. dra. Patrícia Angélica Alves Marques – ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, Cláudio Silveira Brisolara – FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), e Alberto Amorim - secretário-executivo das Câmaras Setoriais, que abordaram o polêmico tema "Irrigação na agricultura com medidas tecnológicas para evitar o desperdício de água".

Os "Desafios da regulação do setor de saneamento" foram amplamente discutidos por Marisa de Oliveira Guimarães - ABES, Ricardo Toledo e Silva – Secretário Adjunto de Energia de São Paulo, Hélio Castro – ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e Marcel Costa Sanches – Sabesp, como tema da sala Santana 2.

Na sala Santana 3, o tema foi “Recursos Financeiros do Sistema de Recursos Hídricos: A Importância do FEHIDRO Para o Setor de Saneamento”, abordado por Laura Stella Naliato Perez – CPLA (Coordenadoria de Planejamento Ambiental)/ SMA (Secretaria do Meio Ambiente), Luiz Roberto Barretti - CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Rui Brasil – SSRH (Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), e Sérgio Razera – Agência PCJ (Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Na parte da tarde, na sala Vila Maria, o presidente do SINDESAM (Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental), Gilson Cassini, fez uma homenagem e entrega de placa para o eng. Paulo Massato – diretor Metropolitano da Sabesp e o eng. Eulicio Benedito Camargo – Ecotec Engenharia. Os dois agradeceram a homenagem e Massato ressaltou que recebia o prêmio em nome de todos os funcionários e operadores da Metropolitana e da Sabesp que lutaram ao seu lado no enfrentamento da crise hídrica. Na sequência, foi realizada a mesa "Os avanços tecnológicos nos projetos, materiais e equipamentos para saneamento básico", onde os representantes da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa Junior; da Partner Engenharia e Gerenciamento, José Roberto Salgado; Partner Engenharia e Gerenciamento Ltda e do Portal Tratamento de Água, Eduardo Pacheco, abordaram o tema, trazendo um panorama do que existe de melhor no mercado atualmente.

Na sala Santana 1, o presidente da AESabesp, na gestão 2012-2015, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro , realizou uma apresentação sobre a AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), entidade que congrega as principais instituições de profissionais e estudantes das três Américas, com focos voltados à preservação ambiental, à saúde e ao saneamento, que garante reconhecimento e representações nas assembléias e comitês executivos tanto na OMS como também na Organização Panamericana da Saúde (OPS). Na mesma sala, na sequência, "Os desafios do saneamento - interligação entre as represas Jaguari (Sistema Paraíba Do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira)" foi o tema da palestra de Marcelo Gonçalves de Jesus (Sabesp).

Crise hídrica e biogás em palestras de encerramento do 3º dia de Congresso
“Água e Esgoto – Desafios na RMSP e na Baixada Santista” foi o tema explorado pelo diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Edison Airoldi, na palestra institucional realizada na sala Santana 2. Ele citou as expansões realizadas no período da crise, os planejamentos e a evolução das ações da Sabesp. Nessa mesma sala, na sequência, o diretor Metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, discorreu sobre o tema "Crise Hídrica", em palestra que mostrou etapa por etapa da superação da crise de 2014-2015, que muito enalteceu o mérito, a capacitação e o esforço profissional do corpo técnico da Sabesp.

Ainda na tarde do dia 18.08, na sala Santana 3, foi apresentado o tema “Avanços e Perspectivas do Biogás em Estações de Tratamento de Esgoto”, por Ernani Ciriaco de Miranda – SNSA (Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental), Hélina Cardoso Moreira – Probiogás, Carolina Cabral – Rotária do Brasil, Gustavo Possetti – Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), que falaram sobre a produção do biogás, seus processos e modelos de operação e como aproveitar um nível maior de captação.

fenasan2016 mat4 1Premiação 2016 - Troféu AESabesp
fenasan2016 mat4 2No terceiro dia de Fenasan, os expositores estavam absolutamente satisfeitos com os seus resultados. E nesse dia foi realizado um dos momentos mais esperados do evento: a entrega do Troféu AESabesp aos destaques de 2016, numa arena montada dentro do Pavilhão da Feira, com a participação de todos.Os ganhadores foram:


fenasan2016 mat4 3
Premio Destaque Encontro Técnico: Sabesp - Superintendência TX
A entrega foi feita pelo presidente da AESabesp, Olavo Sachs, à superintendente da TX (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios da Sabesp), Cristina Zuffo, por ter sido aprovada e apresentada a maior quantidade de trabalhos.

fenasan2016 mat4 4
Premio Melhor Estande
A entrega foi feita pelo Diretor Administrativo da AESabesp, NizarQbar, às expositoras: A.R.I. Brasil /Enviromex / Petranova.

fenasan2016 mat4 5
Prêmio Melhor Atendimento
A entrega foi feita pelo Diretor de Comunicação e Marketing da AESabesp, Paulo Ivan Morelli (PIM), às expositoras: Digitrol / Ebara/ E.S.A.

fenasan2016 mat4 6
Prêmio Inovação Tecnológica
A entrega foi feita pelo presidente da Comissão Organizadora do 27º Encontro Técnico-Fenasan 2016, Walter Antonio Orsatti, às expositoras:Atlas Copco / FGS Brasil / Higra

fenasan2016 mat4 7
Placas de Participação no Projeto Ecoeventus
A entrega foi feita pela Diretora Socioambiental da AESabesp, Márcia Nunes, às expositoras: Aquamec / B&F Dias / Merck, por terem se inscrevido para concorrer às categorias do Prêmio AESabesp Inovaçao Tecnológica e Destaque Fenasan, apresentado práticas de sustentabilidade e estarem aderentes aos requisitos do prêmio.

fenasan2016 mat4 8
Prêmio Destaque Fenasan (destinado à empresa que reuniu excelência em todas as categorias de premiação)
A entrega foi feita pelo Diretor Técnico da AESabesp, Gilberto Martins, à expositora:FIBRATEC

Campeonato de Operadores
Os premiados nessa incrível quinta edição do Campeonato de Operadores "IzaiasStorch", promovido pela Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp, em parceria com a AESabesp, foram:

fenasan2016 mat4 9

Prova - Instalação de VRP:

1º colocado: Marcos da Silva Ferreira (RJ)
2º colocado: Bonifácio da Costa Campos (RA)
3º colocado: Gilson Lucas Mendes (RN)
Participação Especial: Wellington Ferreira Viana (MS)

Prova - Automação:
1º colocado: Carlos Roberto de Souza (RG)
2º colocado: Jedson de Almeida Santos (RA)
3º colocado: José AntonioMessi (RB)
Participação Especial: José Versari Filho (MS)

Prova - Ligação de Água:
1º colocado: José Amado de Lima Cândido (RG)
2º colocado: Marcos Lima (RR)
3º colocado: Gustavo Junior Cardoso (RG)
Participação Especial: Alexandro da Luz (MN)

Prova - Leitura e Entrega da Fatura:
1º colocado: César Oliveira (RG)
2º colocado: Vanderson Leandro Garcia (RT)
3º colocado: Raphael Viana Teles (RJ)
Participação Especial: Vanessa Oliveira Sena (MN - a única mulher da prova).

fenasan2016 mat4 11Prêmio Jovem Profissional
A entrega foi feita pela Diretora Cultural da AESabesp, Maria Aparecida Silva de Paula, aos ganhadores:
1ª colocada: Carolina Gemelli Carneiro (bolsa de estudo no valor de R$ 10.000,00).
2º colocada: Liane Yuri Kondo Nakada (um tablet e inscrição para a edição de 2017 do Encontro Técnico AESabesp)
3º colocado: Bruno José Costa da Cunha (inscrição para a edição de 2017 do Encontro Técnico AESabesp).

 
Logos
Mapa do site | Fale Conosco