Segundo dia do 27º Congresso Técnico AESabesp- Fenasan 2016

fenasan2016 mat3Com intensa participação de congressistas, em auditórios lotados, foram realizadas as seguintes mesas redondas e palestras institucionais, no segundo dia do 27º Encontro Técnico.

Na sala Santana 1, a mesa “Aedes aegypt – Desafios para o saneamento” foi coordenada pelo eng. Dante Ragazzi Pauli – ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e teve como participantes: o dr. Dalton Pereira da Fonseca Júnior – Superintendência do Controle de Endemias – Sucen/SES, e o eng. Wanderley da Silva Paganini - superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp.

fenasan2016 mat3 1

Na mesa redonda, realizada na sala Santana 2, o tema abordado foi “Lições aprendidas com a crise hídrica”, coordenada pelo eng. Américo de Oliveira Sampaio – SSRH (Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos) e como participantes, Marco Antonio Lopes Barros - Superintendente da Unidade de Negócio de Produção de Água Metropolitana – Sabesp, e o prof. Antonio Carlos Zuffo - Unicamp.

Dando abertura às palestras institucionais do dia, na sala Santana 3, foi apresentado o tema “Fórum da Qualidade de Empreendimento”, pelo Superintendente de Gestão de Empreendimentos na Sabesp, Silvio Leifert, que contou com a participação do eng. Alceu Guérios Bittencourt - presidente da Abes-SP (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Luiz Roberto Gravina Pladeval - APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), Carlos Roberto Soares Mingione – presidente Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia.

fenasan2016 mat3 3

Já na sala Vila Maria, a palestra "Contratação de Serviços para a Otimização do Sistema de Água e Esgoto por remuneração vinculada a desempenho" ganhou um formato de mesa redonda, com os participantes Carlos Alberto de Almeida – CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), Paulo Roberto Vieira Caldeira – CAESB e Ricardo Pera Moreira Simões – Nortesul Tecnologia, sob a coordenação do Superintendente de Planejamento da Sabesp, Marcello Xavier Veiga. Na discussão foram trazidos relatos sobre prós e contras da funcionalidade do tema.

No período da tarde, a sala Vila Maria apresentou a palestra "Direitos da Natureza, na qual reuniu os palestrantes Maria Mercedes Sanchez – ONU Harmony With Nature, o vereador Eduardo Tuma – FMU/Câmara de Vereadores de São Paulo e a consultora jurídica da AESabesp, dra. Vanessa Hasson – PUC-SP/Universidade Estácio.
Já na sala Santana 3, o eng. Celso Eduardo C. Osse – Sabesp, explanou sobre o tema “Implantação de Empreendimentos e as Realizações de Compensações Ambientais no âmbito da Diretoria de Sistemas Regionais – R/Sabesp”, mostrando diversas obras que a empresa vem realizando, com o cumprimento de normas ambientais.

E na sala Santana 1, o eng. Luiz Fernando Orsini Yazaki abordou o tema “Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Como Componente do Sistema de Saneamento Básico”, onde exemplificou o sistema da União Europeia para abordar o processo de captação de águas pluviais, como exemplo a ser seguido para melhoria e perenidade do saneamento no Brasil.

fenasan2016 mat3 5Palestra “Estrutura Tarifária” com Jerson Kelman
Com a palestra de “Estrutura Tarifária”, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, encerrou o 2º dia de Congresso, aludindo que o tema não era uma proposta de alterações de tarifas, uma decisão que só caberia à Arsesp, a Agência Reguladora do Saneamento em São Paulo, mas sim uma proposta de estudo e direcionamento dos investimentos do setor, para se chegar a uma tarifa necessária para prover as necessidades das concessionárias para oferecer um atendimento justo e de qualidade à sociedade. O auditório estava repleto.

Entusiasmo entre os expositores da Fenasan
Se no primeiro dia o movimento havia sido bom. No segundo, foi melhor ainda. De forma geral, os expositores estavam entusiasmados com o movimento da Feira, que teve seus corredores lotados.

fenasan2016 mat3 6
O mascote da AESabesp, o “Engenhoso”, chamou muita atenção e até encontrou uma parceira: a gota “Petrinha”, da empresa Petranova, que esteve pela primeira vez da Fenasan, num estande de 140 m2. Seu executivo, eng. José Antonio de Mello Jr., mostrou-se entusiasmado com o público: “é muito qualificado, de alto conhecimento técnico; profissionais que realmente conhecem o saneamento”, afirmou. Em seu estande, estava montada uma maquete com simulação da ETA São Lourenço, com os produtos e serviços fornecidos por esta empresa para este Projeto: Blocos Sistemas de Fundo dos Filtros/ Carvão/ Retrolavagem com Injeção de Ar. Satisfeita com a realização, a Petranova se tornou associada da AESabesp, na condição "Pessoa Jurídica".

fenasan2016 mat3 8
Ainda dentro das atividades da Feira, nesse dia foi feita uma Visita Técnica à Estação de Tratamento de Água Guaraú, com este grupo de interessados, composto por profissionais técnicos do saneamento.

fenasan2016 mat3 10

 

 
Logos
Mapa do site | Fale Conosco