ecoeventus® AESabesp

logo_ecoeventus®-aesabespA AESabesp, desde 2008, vem adotando medidas para alinhar a FENASAN cada vez mais às políticas públicas de sustentabilidade, incluindo o plantio de árvores para mitigação dos gases do efeito estufa, emitidos em decorrência da realização do evento.

Em 2010, a AESabesp, através da Diretoria de Projetos Socioambientais, ampliou suas ações para além do plantio de árvores, promovendo diversas atividades, que visam antes a redução da emissão, com o desenvolvimento do projeto Neutralização de Carbono, que a partir de agosto de 2011 teve sua marca concebida e registrada como ecoeventus® AESabesp, integrando a carteira de projetos socioambientais da Associação.

Para tanto, o projeto Ecoeventus® AESabesp prioriza ações voltadas à sensibilização e conscientização, visando contribuir para a percepção, compreensão e participação efetiva na melhoria da qualidade de vida local em sintonia com as urgências globais.

O Projeto ecoeventus® AESabesp, coordenado pela química Maria Aparecida Silva de Paula e com a consultoria especializada da advogada ambientalista Vanessa Hasson, é o alicerce de um programa de educação ambiental formal, adotado com intuito de mobilizar os participantes da FENASAN, maior evento da América Latina no setor, que movimenta anualmente mais de 10.000 pessoas.

As ações propostas no escopo do ecoeventus® AESabesp são mais de conscientização do que de quantificação do consumo de carbono. Por meio de uma linha pedagógica é demonstrado, a todos – expositores, fornecedores e visitantes – os benefícios alcançados pelas práticas de utilizar materiais sustentáveis nas montagens de estandes, diminuir a distribuição de impressos, reduzir o uso de energia, consumir água com racionalidade, reciclar resíduos - com base no Programa 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, além de estimular o não fornecimento de materiais descartáveis, como copos, talheres, pratos e demais recipientes, sempre que possível.

Os expositores aderentes à causa, têm a oportunidade de concorrer ao Prêmio AESabesp. Os quesitos relativos à redução do uso de energia e consumo de água de maneira racional, também são acompanhados pela AESabesp no sentido de medir a eficácia das ações promovidas durante o evento.

No decorrer dos três dias da Fenasan, essas práticas são continuamente estimuladas e, ao seu término, contabilizada a emissão de carbono com base na produção de resíduos, consumo de energia e meios de transporte utilizados pelos participantes.

Considerando que o transporte veicular é o responsável pela produção na cidade de São Paulo, por 78% da emissão dos GEE – Gases do Efeito Estufa, um dos grandes destaques dentro das ações transversais deste projeto é o incentivo ao uso de transportes alternativos e coletivos, tais como a carona solidária e o metrô.

Assim, como cortesia da AESabesp, em favor da minimização da emissão de carbono, são oferecidas vans, sistema ida e volta,  com saída da Estação Tietê do Metrô ao pavilhão do evento.

O projeto se encerra com o plantio das árvores necessárias para mitigação da emissão dos gases de efeito estufa, originada durante as três fases do evento – montagem, realização e desmontagem – acrescentando-se um percentual destinado a promover a recuperação ambiental de área desflorestada.

O ecoeventus® AESabesp pode e deve ser replicado em qualquer tipo de evento, podendo ser chamado também de ecoeventus®®. Conta com a consultoria de pessoal altamente capacitado, para juntos promovermos cada vez mais ações destinadas à mitigação e adaptação às alterações climáticas, somando-se àquelas que vêm sendo praticadas por todo o mundo.

Para maiores informações entre em contato através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 
Logos
Mapa do site | Fale Conosco